Notas do blog

São Luís – Ônibus na capital já contam com “botões do pânico” no combate a assaltos

Imagem da Internet

De acordo com o secretário municipal de trânsito e transportes, Canindé Barros, os mais de 800 ônibus da capital maranhense já dispõe de um sistema tecnológico para evitar assaltos. “Desde 2016 iniciamos a implantação de um sistema de botão do pânico. Hoje o sistema está completamente consolidado e em vias de ser utilizado”.

Atualmente a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) conta com o Centro de Comando de Operações (CCO). As instalações abrigam um grande aparato de controle do sistema de transporte público por GPS que mostra em tempo real os ônibus da cidade. Além disso, também é feito o vídeo-monitoramento de setores da cidade, controle automatizado das multas e dos agentes em campo.

Durante o processo de instalação do CCO e integração com o sistema de transporte público foram instalados “botões do pânico” que alertam em caso de assalto ou situações em que seja necessária a intervenção da polícia.

O secretário Canindé Barros armou ainda que o sistema deve estar operacional em breve. “Todo o sistema já está integrado, inclusive com a Polícia, e pronto para funcionar. A expectativa é que tenhamos uma redução sensível no número de assaltos e, consequentemente, aumento da segurança no sistema”, explicou.

Por questões de segurança, Canindé Barros não especificou onde estão localizados e quem pode acionar os botões do pânico em caso de necessidade.

Imirante

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *