Na madrugada desta quinta-feira(09), dois internos maiores de idade identificados como José Leandro Loureiro Santos, e David Vinícius de Matos, violentaram um menor de 17 anos. Segundo informações confirmadas pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), o jovem foi arrastado para o banheiro, onde foi violentado sexualmente. A ação foi presenciada por um outro menor de idade que ameaçou denunciar, mas foi contido por José e David, que também o amarraram e pretendiam violentá-lo, logo depois.
Ainda segundo informações, os gritos dos menores foram ouvidos por monitores da unidade que conseguiram imediatamente interceptar toda a ação.
De acordo com a polícia, as agressões sexuais contra o adolescentes já aconteciam há cerca de um mês.
Todos os envolvidos na ação foram encaminhadas para o Plantão Central da Polícia Civil, na avenida Cajazeiras, São Luís. O menor que chegou a ser violentado sexualmente foi levado para exame de corpo de delito. Já os dois maiores, de acordo com o delegado Ribamar Alves, foram presos em flagrante por estupro e encaminhados para o Centro de Triagem de Pedrinhas.
Segundo a polícia os dois internos maiores de idade, encontravam-se na unidade em cumprindo medidas socioeducativas de delitos que realizaram quando ainda eram menores de 18 anos.
A Funac se pronunciou através de nota, confira.
“A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) informa que registrou uma situação de violência sexual, em uma das unidades socioeducativas, na quarta-feira (08). Os procedimentos previstos em portaria, que trata sobre o assunto, estão sendo realizados, inclusive atendimento prioritário a vítima e seus familiares. O órgão determinou a abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos. 09/05/2019 Interno é estuprado dentro de unidade socioeducativa no bairro Vinhais em São Luís – Imirante.com https://imirante.com/sao-luis/noticias/2019/05/09/interno-e-estuprado-dentro-de-unidade-socioeducativa-em-sao-luis.shtml 3/5 Quanto aos adolescentes envolvidos, os dois que praticaram o ato foram transferidos para triagem do sistema penitenciário, por já possuírem a maior idade.”