Notas do blog

Redação Enem 2018-“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

Este ano o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abordou o seguinte tema para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Como todos os anos os estudantes ficam ansiosos e temerosos com a surpresa do tema, este ano foi razoável para muitos, pois é um assunto que se torna mais em relação a outros temas de edições anteriores.

A redação que exige um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista.  A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos, para o devidos critérios de correção.

O exame foi aplicado exatamente às 13h30 horário de Brasília e os estudantes tiveram 5 horas de 30 minutos para resolver todas aas questões. Hoje (4), foi o primeiro dia de prova do Enem, no próximo domingo (11), os estudantes voltam aso locais de provas para realizarem a segunda etapa do Enem, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *