Opinião

Opinião Kleber Joilson –  A Sociedade e os resultados dos nossos atos 

Vivemos de certa maneira em uma sociedade onde poucos valorizam o esforço do outro e muitos julgam sem ao menos conhecer os motivos, e como é de hábito sempre criticam tudo, pois os mesmos são pobres de alma e de conhecimento. Cultivamos em nossa mente dúvidas sobre nós mesmos e da nossa própria capacidade de tornar possível tudo que está em nossos pensamentos e que somos capazes de beneficiar a todos com isso.

Tudo que existe é resultado de nossas escolhas e devemos assumir que é nossa responsabilidade, e com isso lidar com os efeitos de tais atos sejam eles negativos ou positivo. Embora tentamos negar que foi responsabilidade nossa isso fica mais difícil quando prejudicamos alguém ou todos ao nosso redor, estamos sempre buscando aprovação dos demais isso de certa forma afeta nossas escolhas e o caminho que escolhemos trilhar.

Esquecemos muitas vezes que se utilizássemos nosso tempo á nos dedicar a melhorar nossa sociedade ao invés de perder tempo com disputas sem sentido beneficiaríamos e muito a vida de todos. Com atos mais sensatos de todos tudo ficaria um pouco melhor para desenvolver uma sociedade mais bem estruturada e de fácil utilização para todos.

Tornando isso realidade diminuiria e muito a diferença social na qual vivemos, onde nossa grande maioria vive a beira da necessidade sem nenhum recurso e do outro lado vemos muito recurso sendo desperdiçado em gastos desnecessários que vão desde escolas sem alunos, estradas que ligam nada a lugar nenhum e hospitais sucateados. Enquanto mantivermos essa cultura continuaremos cometendo os mesmos erros só que de modo diferente.

Quando se agi da forma certa todos saem ganhando e com isso podemos seguir em frente, melhorando ainda mais nosso dia a dia sem a preocupação de estarmos prejudicando alguém ou até mesmos a nós mesmos. Mesmo sendo complicado aos poucos estamos mudando o modo de vida da sociedade em que vivemos, assim conseguimos acesso a todos os benefícios que por lei temos direito e que algum tempo atrás eram desconhecidos por todos.

Por muito tempo vivemos cegos pelos nossos próprios atos e estamos pagando muito caro, estamos passando pela maior mudança que a sociedade e humanidade já viu, tudo ao nosso redor mudou drasticamente e alterou a vida de todos. Diante de tais acontecimentos temos mudado também em todos os sentidos e áreas da atividade humana.

Temos que ter em mente que com essas mudanças não será mais a mesma maneira de viver quando voltarmos aos nossos locais de trabalho, é uma situação que vai demorar e muito pra ficar de certa maneira um pouco mais “normal”. A normalidade nos faz ter uma sensação de segurança e isso gera um conforto, e agora não temos mais essa sensação tudo é novo cada dia é uma nova descoberta nesse incrível mundo que vivemos a muito tempo.

Atualmente nossa percepção de tudo e todos de certa forma tornou-se um pouco melhor e mais humanizada, muitos estão experimentando tal sensação pela primeira vez e vendo as belezas que

sempre os cercaram e tendo certeza que é necessário conserva e preservar. Tanto podemos fazer para que todos possam ter acesso as mesmas condições de vida, só que existe tantos obstáculos e dificuldades impostos pelos mesmos que deveriam facilitar e garantir tais direitos que fica até difícil acreditar em tal acontecimento.

Em meio a tantas incertezas vivemos um dia de cada vez sem saber quando tudo vai se organizar no mundo, tudo acontece mais devagar e o dia passa mais rápido e vemos o quanto curto ele é esse é o efeito das ações impensadas. Com isso podemos perceber modificações no mundo e que muito dos nossos ditos valores sociais mudaram também e notamos o quanto podemos ser melhores do que pensamos.

Temos o hábito de menosprezar o desconhecido e que quando somos levados a ampliar nossos conhecimentos percebemos o quanto somos mesquinhos e suscetíveis a erros e decepções, embora diante de tal cenário sempre temos a possibilidade de mostrar o melhor de nós mesmos. Quando percebemos que o desconhecido pode nos beneficiar fica mais claro o quanto tolo chega a ser nossos pensamentos e ações.

É de conhecimento geral que não podemos voltar atrás de nossas ações e com isso passamos mais tempo reparando nossos erros do quê progredindo como sociedade, e isso gera um enorme atraso para todos. Por isso devemos levar sempre em conta o ato de “PENSAR ANTES DE AGIR” assim podemos cometer menos erros na execução daquilo que foi planejado com cuidado, mas nem todos seguem essa regra tão básica e simples.

Poucos tem a sensatez e admitir que algo está errado e assim pode-se corrigir antes que isso afete muito nossa sociedade, mas tal ato de correção é menos valorizado do que o próprio erro. Essa cultura de se valorizar o erro tem que ser retirada do nosso convívio social e todas as forças aplicadas no caminho certo isso sim irá evoluir e muito nosso senso de sociedade o qual muitos por causa de sua vaidade fecham os olhos pra realidade.

Tomando em nossas mãos tal ação somos capazes de lidar com qualquer cenário que venha a ser apresentado no nosso dia a dia, e assim pensarmos em como solucionar e não em como vai ser caso não dê certo. O que nos impedi de melhorarmos é nossa capacidade de só ver o lado menos favorável da situação é isso que nos atrapalha e aí tomamos a decisão errada e com isso prejudicamos a tudo e a todos.

Muitos acreditam que tudo que fazemos em algum momento volta para nós e por isso devemos sempre ter a certeza de que esse resultado venha nos ensinar o quanto sensato ou não foi aquela decisão que tomamos. Quando tal fato acontece temos a sensação e a lembrança de já ter vivido aquele momento, e atualmente estamos vendo muito isso e em muitos casos não é bom. O certo é que mesmo tarde já estamos reparando nossos defeitos e tentando melhorar mesmo que seja momentaneamente nossa dita sociedade.

Para podermos resolver qualquer situação basta termos a humildade de antes de agir ver o ponto de vista de todos, ouvir as opiniões, aceitar sugestões e levar em conta tudo isso antes de tomarmos uma

decisão meramente por impulso. Agir por impulso muita das vezes é mais prejudicial que benéfico, por essa razão devemos sempre refletir bem sobre como vamos agir diante das situações e problemas que surgem na nossa vida pessoal e profissional.

Muito ainda temos que fazer para chegarmos a esse nível de igualdade para todos, mas não é impossível basta termos vontade e iniciativa por parte de um ou de outro e sim de todos. Sendo possível tal processo estaremos realmente desenvolvendo uma sociedade bem estruturada com acesso a todos os serviços sem muita burocracia e praticamente sem nenhum custo.

Devemos sempre lembrar que quando agimos de forma sensata e coerente todos saem ganhando e assim conseguem ver o lado bom daquilo que antes era visto como obstáculo e dificuldade. Com pouco de boa vontade e dedicação podemos sim fazer a diferença e ver o quanto podemos ser HUMANO.

” VENDO NOSSO PASSADO, VIVEMOS NOSSO PRESENTE E MELHORAMOS NOSSO FUTURO”

(Kleber Araújo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *