Desde o início dos tempos estamos sempre evoluindo buscando sempre o melhor de nós mesmos através de estudo, pesquisas e análises a procura de aprimorar tudo ao nosso redor. Mas em contra partida tudo aquilo que se cria para o bom uso quando não usado corretamente pode gerar problemas para todos nós. Existem vários exemplos em nossa história, como a energia atômica que hora usada para beneficiar a humanidade mostrou-se ser destrutiva para toda a vida.
Temos o poder de tomar decisões para ajudar uns aos outros só que tem uma pequena parte que só pensa em si mesmo, ignorando um mundo tão grande. Com esse tipo de pensamento ao longo do tempo vimos várias nações sumirem da noite para o dia sobrando apenas os vestígios de sua história que encontramos deixados para trás como: desenhos em paredes (pinturas rupestres), livros e obras de artes.
Nos dias atuais através de inúmeras pesquisas descobriu-se que muitas civilizações antes da evolução humana viviam em sociedades organizadas onde todos se ajudavam e contribuíam para o benefício de todos. Em algum momento dessa evolução tomou-se o conhecimento da consciência humana em vários campos do desenvolvimento da sociedade.
Até os dias de hoje não se sabe como aquelas civilizações conseguiam sobreviver apenas se ajudando com o pouco que conseguiam, eles tinham mais consciência e eram mais organizados que nossa civilização moderna de hoje. Existem povos hoje em dia que como seus ancestrais sobrevivem apenas com o essencial para seu consumo e ainda dividem com os que estão ao seu redor.
Podemos perceber que através de pequenos atos somos capazes de ajudar e beneficiar a todos, com nosso conhecimento poderíamos mudar a dura realidade que nos encontramos atualmente. Se tivéssemos a consciência de que não precisamos prejudicar uns aos outros nem o próprio planeta viveríamos de um jeito muito melhor, felizmente em uma pequena parte do mundo essa concepção já saiu do papel ao contrário do resto do mundo.
Em seu significado a palavra consciência diz-se da capacidade do ser humano avaliar o que si passa em si mesmo ou ao seu redor, se aplicarmos isso a grande parte do que vivemos vamos notar que só damos atenção aos outros em momentos de crise que afeta nosso modo de vida. Se realmente exercemos nossa consciência em prol de todos poderíamos realmente mudar não o mundo, mas sim o ser humano.
Precisamos sempre lembrar que estamos só de passagem e que nossa obrigação é deixar um mundo conservado para nossas gerações futuras. Mas como estamos vendo não é isso que estamos fazendo, através da poluição dos mares e do a, pelo aquecimento global e desmatamento das florestas não haverá muito do mundo para se viver.
Há pouco tempo foi que começamos a ter consciência de quanto nós já prejudicamos tanto a nós quanto nosso planeta, medidas já foram tomadas para tentar diminuir os danos que causamos, mas não dar pra recuperar séculos de destruição em anos, isso leva tempo para a natureza se regenerar. Através dos esforços de ONG’S como o GREENPEACE, o mundo vem se recuperando aos poucos, mas é um trabalho muito grande e vai levar muito tempo para desfazer toda a destruição que fizemos.
Temos que conseguir mudar nosso jeito de pensar e agir para com tudo e todos, pois só assim conseguiremos seguir em frente de consciência tranquila e termos orgulho de dizer “EU FIZ A DIFERENÇA NO MUNDO”, mas para conseguirmos isso temos que agir mais cedo pois já esta tarde demais. Temos o poder de escolher o melhor para todos e melhorar e muito nosso bem estar.
Devemos sempre utilizar todos os recursos que são disponibilizados com consciência para beneficiar a todos, existem em nosso país cidades que mostram que isso é possível basta ter iniciativa de nossos líderes. Através do bom senso e uso consciente dos recursos financeiros que receberam essas cidades estão passando por essa crise sem prejudicar a população, realizando pagamentos de auxílios e benefícios sem prejudicar a economia local.
Através de certas iniciativas de algumas pessoas que conseguem dividir seus conhecimentos e recursos, conseguiram mudar a vida de comunidades inteiras e assim melhoraram suas vidas é o que chamam de “CONSCIÊNCIA SOCIAL”. Com essas atitudes os moradores dessas comunidades viram suas vidas mudarem e muito passaram até acesso a projetos sociais, acesso à internet e boa educação, e continuam crescendo e dividindo suas experiências com os outros.
Às vezes é difícil de entender como o mesmo “ser” que tem a capacidade de dividir e contribuir para o crescimento coletivo é capaz de ser tão destrutivo e indiferente aos seus semelhantes, agi sem consciência prejudicando a todos a sua volta. Ao mudar essa perspectiva distorcida que boa parte de nós temos do mundo de que tudo é só pra um, poderíamos viver em paz e não em meio a conflitos mesquinhos como já estamos vivenciando há séculos.
É difícil mudar tantos séculos de desigualdade, mas não é impossível com um pouco de boa vontade e iniciativa podemos dar nossa contribuição para mudar e melhorar a vida de todos. Devemos ter em mente que tudo faz parte do ciclo natural da vida, tudo tem seu tempo de início e fim e com nossas atitudes egoístas aceleramos nosso próprio fim e temos consciência disso e estamos correndo contra o tempo para consertar e corrigir nossos erros.
À medida que fomos conscientizando a todos que temos que consumir e ao mesmo tempo conservar vamos garantir que não falte água limpa, ar puro , e alimentos para nós seres humanos e para a natureza que é a que mais vai se beneficiar com essa nova mudança de hábitos. Havendo essa mudança as pessoas vão ter boas moradias, seus filhos acesso a boas escolas, quando necessário terão acesso a serviços de saúde dignos e nossos idosos uma aposentadoria tranquila e digna.
Algum dia alcançaremos esse objetivo tão aguardado e sonhado por aqueles que querem que todos tenham direitos iguais e mesmas condições de vida sem causar qualquer tipo de dano nesse processo, sabemos que qualquer mudança causa certos anseio e medos ainda mais quando é para o bem de todos. Quando isso acontecer nosso mundo e toda a população irão presenciar os benefícios de que quando fazemos o uso com consciência de tudo todos saem ganhando.
Assim o mundo estará repleto de pessoas conscientes de que contribuir, somar e dividir conhecimento é melhor para se viver e tendo a certeza de que contribuímos para o bem de todos e do próprio planeta. O maior legado que podemos deixar é a prova da nossa batalha para salvar e proteger aquilo que um dia fomos os responsáveis por quase extinguir.
” NOSSOS ATOS NO PRESENTE DEFINIRÃO NOSSO FUTURO”. ( Kleber Araujo)
Por Kleber Joilson /Funcionário Público