A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira(20), a redução nas tarifas de energia das distribuidoras de vários estados como em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Maranhão.
No maranhão os consumidores são atendidos pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). A concessionária atende 2,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 217 municípios no Estado.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos relativos à prestação do serviço. Dentre os itens que mais colaboraram para o índice negativo destaca-se a redução dos gastos com encargos setoriais que contribuíram para diminuir o reajuste tarifário em -4,29%.
Confira abaixo os novos índices, que entram em vigor a partir do dia 28.
“Dentre os itens que mais contribuíram para a redução tarifária, observa-se a cobertura dos encargos setoriais que colaborou com o abatimento de aproximadamente 6,18%. Destaque para o pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)”, disse a Aneel.