• globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1
sexta-feira, 1 dezembro 2023
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • CULTURA
  • LOGIN
No Result
View All Result
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • CULTURA
  • LOGIN
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Home NOTÍCIAS

Ivermectina – Prefeituras adotam medicamento como tratamento precoce da COVID-19

JEREMIAS RIBEIRO Por JEREMIAS RIBEIRO
8 de abril de 2021
in NOTÍCIAS
0

Na busca pelo tratamento precoce de pacientes com Covid-19, diversas prefeituras estão indicando Ivermectina para suas populações. O medicamento não tem indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), nem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para combater a doença

Em Uberlândia (MG), a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um fluxograma para atendimento dos pacientes, no qual indica o vermífugo para casos suspeitos e leves da Covid-19.
A autônoma Karita Lopes é moradora da Uberlândia e afirma que, assim como sua família, vai tomar o medicamento para se proteger do coronavírus.

“É difícil termos certeza de algo, mas as minhas tias tomaram, eu tenho primos que fazem uso contínuo desse remédio e ainda não pegaram. Conheço também algumas pessoas que já tomaram, pegaram o vírus e foi brando. Mas eu vou tomar”, afirma.
A empresária e influencer digital curitibana, Patricia Ziebart, conta que seguiu a recomendação do marido de uma prima, que é médico, e de seu ginecologista, para tomar Ivermectina no início dos sintomas da Covid-19.
“Ela [prima] me alertou: se você pegar Covid-19, me avisa que o Alexandre vai passar os medicamentos para você. Tem que ser no início da doença. Em outubro, senti os sintomas, entrei em contato com meu ginecologista – que eu sabia que era favor do tratamento precoce – e ele me passou a receita, que era praticamente a mesma que meu primo me passou”, conta.

Em Macapá (AP), a prefeitura criou o Programa +Proteção, que distribui um complexo de vitaminas C e D, além de Zinco e Ivermectina, aos pacientes com Covid-19, para impedir a evolução da doença.
Chapecó (SC) também incluiu o tratamento precoce com Ivermectina no plano de combate à pandemia, que também determina o funcionamento de todas as unidades de saúde e aplicação de testes rápidos. O prefeito João Rodrigues afirma que a gestão municipal optou pelo que fosse melhor para a população.

“Aqui nós não discriminamos a ciência e não desrespeitamos o dito popular, que muitos médicos e especialistas indicaram. Como prefeito da cidade, nós lideramos o processo, unimos o povo e adotamos todo e qualquer tratamento que possa dar resultado, cientificamente aprovado ou por médicos que já testaram e deu certo”, esclarece.

O que dizem as autoridades de Saúde
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que, até o momento, o único medicamento aprovado no Brasil, com indicação aprovada em bula, para o tratamento da Covid-19 é o Rendesivir. Ainda assim, o Rendesivir tem uma indicação específica para determinados grupos de pacientes e sua prescrição deve ser feita por um médico.
Cabe ainda aos órgãos de vigilância locais a fiscalização de venda e dispensação de todos os medicamentos sujeitos à prescrição.
Também em nota, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) comunica que monitora periodicamente as evidências sobre possíveis intervenções terapêuticas para o manejo de pessoas com Covid-19.

Embora 25 estudos clínicos randomizados tenham avaliado a Ivermectina em pacientes com Covid-19, apenas alguns deles relataram resultados clinicamente importantes. Os resultados combinados desses estudos sugerem redução da mortalidade com a Ivermectina. Porém, a certeza das evidências foi muito baixa devido às limitações metodológicas e ao pequeno número de eventos.

Segundo a OPAS, são necessárias mais informações a partir de estudos, com um desenho adequado, para confirmar ou descartar essas conclusões.
A organização continuará examinando os resultados dos ensaios clínicos publicados e sintetizando as evidências, para apoiar a formulação de recomendações

Estudos Científicos
Uma pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pretende determinar a eficácia da Ivermectina na prevenção ao agravamento dos sintomas de pacientes infectados pelo coronavírus. O estudo foi aprovado pelo Edital n° 11/2020 do Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação.

No entanto, segundo o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFS e responsável pela pesquisa, Adriano Araújo, o estudo ainda está em fase inicial e em sigilo.
A médica da Atenção a Urgência e Emergência em leitos de contingência de semi-intensivo de Uberlândia, Carolina de Oliveira, afirma que a prática da medicina deve se basear em estudos científicos de qualidade.
“Um estudo observacional geralmente é um estudo de baixa confiança e um estudo clínico randomizado possui uma evidência maior. Então, para além da justificativa do uso de determinada intervenção, é necessária uma criticidade científica para analisar a qualidade da evidência”, afirma.
Ela cita um estudo, publicado em 2020 na Science Direct, feito com cultura de células in vitro. O resultado mostra uma redução de 99% da carga viral, com uma concentração de cerca de 5 microgramas de Ivermectina. No entanto, a dosagem era muito acima do recomendado.

“Levantou uma esperança muito grande. Porém quando foi publicado, levantou também preocupações consideráveis, porque na prática clínica superaria a dose aprovada na bula de 27 até 63 vezes. Nós nunca usamos uma dose dessa dimensão em clínica até hoje, desse tipo de medicação”. A doutora ressalta ainda que o estudo in vitro, ou seja, em laboratório possui variáveis muito diferentes do organismo humano

Posicionamentos dos médicos
Para a doutora Carolina de Oliveira, a Ivermectina é um medicamento considerado promissor, mas os estudos ainda não são suficientes para comprovar sua eficácia.
“Não podemos falar que é uma medicação eficaz. E frente a essas informações é necessário muita cautela e orientação de seu uso, porque ela pode ter complicações. Não é conveniente fazer o abuso, a automedicação, o uso indiscriminado, sem ser prescrito”, recomenda.

Segundo a doutora Carolina de Oliveira, os médicos brasileiros recebem orientações das grandes sociedades e conselhos, além do próprio Ministério da Saúde, mas cada médico individualmente possui uma certa autonomia para prescrever e recomendar os cuidados para pacientes infectados pelo coronavírus.

“Inclusive, no guideline do Ministério da Saúde, até o momento, não há um medicamento específico para o tratamento do novo coronavírus”, ressalta a médica.
Para o neurocirurgião Paulo Porto, o médico deve ter autonomia para prescrever o que achar necessário para o tratamento do paciente, desde que tenha se capacitado para isso e esteja convencido da eficácia e da segurança dos fármacos que pretende indicar.

“O paciente tem o direito de ser tratado imediatamente quando a suspeita clínica é feita. É assim quando a gente suspeita de pneumonia; é assim quando a gente suspeita de câncer. A gente não pode perder tempo com doença nenhuma. Com a Covid-19 é a mesma coisa”, afirma.

Confira a entrevista completa sobre tratamento precoce da Covid-19 com o neurocirurgião Paulo Porto, no Entrevistado da Semana do portal Brasil61.com.

No entanto, a doutora Flávia Machado, coordenadora Geral de Cursos da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), alerta para os riscos de misturar a Ivermectina com outros medicamentos.
“Existem algumas dessas medicações que sabidamente alteram o coração e, portanto, aumentam o risco de arritmia. Existe o risco de que o uso concomitante de medicações que não foram estudadas, em combinação, possa colocar esses pacientes em risco aumentado de eventos adversos”, alerta.

Em relação às medicações indicadas para tratamento precoce da Covid-19 – não somente a Ivermectina, mas também outras como a Hidroxicloroquina – a médica ressalta que não há embasamento científico que comprove sua eficácia.
“O que se pode dizer é que não há embasamento científico sólido para o uso dessas medicações. Nós intensivistas temos vistos a admissão de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com formas graves da Covid-19, que usaram a medicação”, relata.

Fonte/ brasil61.com

 

POSTAGENS RELACIONADAS

Festa Unificada da AD em Cedral com o tema “Até que Ele venha” dias 1, 2 e 3 de dezembro
NOTÍCIAS

Festa Unificada da AD em Cedral com o tema “Até que Ele venha” dias 1, 2 e 3 de dezembro

30 de novembro de 2023
VÍDEO: Policial é esfaqueado e amarrado e esposto no asfalto quente por manifestantes em Junco do Maranhão
NOTÍCIAS

VÍDEO: Policial é esfaqueado e amarrado e esposto no asfalto quente por manifestantes em Junco do Maranhão

29 de novembro de 2023
Secretaria Doutora Helena Duailibe apoia a chapa 1 para as eleições do Conselho das comunidades portuguesas.
NOTÍCIAS

Secretaria Doutora Helena Duailibe apoia a chapa 1 para as eleições do Conselho das comunidades portuguesas.

25 de novembro de 2023
Programação especial na ALEMA marcará Dia da Mulher 8 de março
NOTÍCIAS

Mesa Diretora da Assembleia adota medidas de contenção de despesas com redução de 25% dos gastos em todas as áreas

24 de novembro de 2023
Sem controle das sessões, Paulo Victor recorre a ponto eletrônico
NOTÍCIAS

Sem controle das sessões, Paulo Victor recorre a ponto eletrônico

24 de novembro de 2023
São Luís -Aluno ataca estudantes com gás de pimenta dentro de faculdade particular
NOTÍCIAS

São Luís -Aluno ataca estudantes com gás de pimenta dentro de faculdade particular

22 de novembro de 2023
Next Post

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em março

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stay Connected test

  • 131 Followers
  • 197k Subscribers
  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Trending
  • Comments
  • Latest

SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE, EM QUEM VOTARIA PARA PREFEITO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR?

24 de outubro de 2023
Cedral – Alunas encontram câmera escondida dentro do banheiro de escola no povoado outeiro

Cedral – Alunas encontram câmera escondida dentro do banheiro de escola no povoado outeiro

3 de junho de 2023
Secretário de administração de Presidente Juscelino (MA), coloca terreno que é locado torres de telefonia em seu nome e da esposa

Secretário de administração de Presidente Juscelino (MA), coloca terreno que é locado torres de telefonia em seu nome e da esposa

5 de março de 2023
Dono da escola particular O Bom Pastor é acusado de assédio, após “acariciar e beijar na boca de menor” diz B.O.

Dono da escola particular O Bom Pastor é acusado de assédio, após “acariciar e beijar na boca de menor” diz B.O.

28 de outubro de 2023

ENQUETE – Se as eleições fosse hoje, quem você votaria para prefeito de Cedral?

32

Paço do Lumiar – Vereador é citado em golpe junto com construtora e deixa famílias no prejuízo 

5

Roseana (MDB) cumpre agenda na baixada neste sábado(18) e ainda participa do Encontrão das comunidades no Anjo da Guarda

4

Caixa Econômica – Desorientada Empresa inicia obra às pressas, confunde e assusta as pessoas com data de entrega e execução dos trabalhos

3
Festa Unificada da AD em Cedral com o tema “Até que Ele venha” dias 1, 2 e 3 de dezembro

Festa Unificada da AD em Cedral com o tema “Até que Ele venha” dias 1, 2 e 3 de dezembro

30 de novembro de 2023
Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ ao desembargador José Luiz Oliveira de Almeida

Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ ao desembargador José Luiz Oliveira de Almeida

30 de novembro de 2023
VÍDEO: Policial é esfaqueado e amarrado e esposto no asfalto quente por manifestantes em Junco do Maranhão

VÍDEO: Policial é esfaqueado e amarrado e esposto no asfalto quente por manifestantes em Junco do Maranhão

29 de novembro de 2023
Secretaria Doutora Helena Duailibe apoia a chapa 1 para as eleições do Conselho das comunidades portuguesas.

Secretaria Doutora Helena Duailibe apoia a chapa 1 para as eleições do Conselho das comunidades portuguesas.

25 de novembro de 2023

Recent News

Festa Unificada da AD em Cedral com o tema “Até que Ele venha” dias 1, 2 e 3 de dezembro

Festa Unificada da AD em Cedral com o tema “Até que Ele venha” dias 1, 2 e 3 de dezembro

30 de novembro de 2023
Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ ao desembargador José Luiz Oliveira de Almeida

Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ ao desembargador José Luiz Oliveira de Almeida

30 de novembro de 2023
VÍDEO: Policial é esfaqueado e amarrado e esposto no asfalto quente por manifestantes em Junco do Maranhão

VÍDEO: Policial é esfaqueado e amarrado e esposto no asfalto quente por manifestantes em Junco do Maranhão

29 de novembro de 2023
Secretaria Doutora Helena Duailibe apoia a chapa 1 para as eleições do Conselho das comunidades portuguesas.

Secretaria Doutora Helena Duailibe apoia a chapa 1 para as eleições do Conselho das comunidades portuguesas.

25 de novembro de 2023
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1

© 2023 Blog Jeremias Ribeiro - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • CULTURA
  • LOGIN

© 2023 Blog Jeremias Ribeiro - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In