Saúde

Cedral  está preparada para combater o Coronavírus ?

O temido coronavírus chegou à Cedral. No último domingo(10), dois casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde por volta das 19:30h, o município distante da capital a 230km, se tornou local de apreensão e medo por parte dos moradores nos últimos dias, ao registrar o aparecimento na região da pandemia causada pelo COVID-19.

Cedral soma-se então ao grande grupo de municípios, estados, dos países no mundo afetados pelo vírus, que alcançou somente no Brasil a marca maior de 10 mil mortos, no último domingo. Segundo moradores da cidade já viviam em alerta que “a qualquer momento, o coronavírus poderia entrar em cedral.”

 

Fiscalização

Na tarde desta segunda-feira(11), durante fiscalização a uma barreira de monitoramento na entrada da cidade de Cedral o vereador Giovane Pontes, conversou com o Secretário Douglas Rabelo sobre medidas tomadas pela Secretaria de Saúde local para prevenção do COVID-19 o coronavírus.

Segundo o vereador Giovane, o Secretário de Saúde, Douglas Rabelo  atende pedido de notificação do Ministério Público local, sobre o direito de ir e vir, conforme art. 5º/XV da Constituição Federal, e que não pode restringir o direito de livre locomoção das pessoas, o que o vereador discordou em partes.

Outro ponto que foi salientado pelo vereador Giovane, foi o limite da barreira que foi montada, na entrada da Cidade(sede), além de funcionar somente durante o dia, a fiscalização está fixa em um local que favorece somente a Cedral, Outeiro e Pericaua, o que se torna para o vereador Giovane Pontes errado, pois os outros povoados ficam desprovidos de resistências e fiscalizações.

Ainda segundo o ponto de vista do vereador pessoas que não são moradores da cidade precisam ser monitoradas, e ainda os moradores que sentirem necessidades de sair da cidade, assim que retornarem teriam que cumprir a medida de quarentena para prevenção da propagação do vírus.

O vereador falou que em relação ao hospital nada mudou, “o hospital de Cedral nunca esteve bom”.

Foto Divulgação

Em uma imagem divulgada nas redes sociais, pessoas que trabalhavam na aferição da temperatura corporal e monitoramento de quem entrava e saía da cidade, não usavam outro equipamento de proteção individual a não ser a máscara de pano e havia pessoas de sandálias de dedo.

Em Cedral duas pessoas já foram testadas positivas para o novo coronavírus, segundo informações, o irmão de uma das pessoas que está infectada e teve contato diretamente com ele, anda livremente pelas ruas porém usa máscara, o que não impede que caso tenha sintomas corre risco de contaminar outras pessoas.

Espaço aberto para manifestação da Secretaria Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *