Pais e alunos do povoado por nome de “Quebra-braço” na cidade de Cedral distante 222 km de São Luís, estão passando nos últimos dias momentos de muita tensão e pressão psicológicas, após descobrirem que a secretaria municipal de educação resolveu transferir os alunos para uma outra escola que fica bem distante da comunidade onde vivem, após a escola fechar as portas.
Segundo informações dos pais dos alunos, estão sem condições financeiras para arcar com as despesas de locomoção e nem foram comunicados sobre a súbita decisão, ainda segundo segundo eles, esperavam que houvesse uma conversa para entendimento, mais nada foi feito.
Os pais dos alunos relataram ainda, que não será o mesma coisa, após anos estudando próximo de casa a distância tem deixado os alunos desmotivados para frequentar a sala de aula. Ainda acreditam que a desculpa seria, pelo fato da escola do povoado está abandonada e deteriorada e a prefeitura não estaria disposta gastar na reformar para receber os alunos.
O que diz a secretaria de educação:
Segundo a pasta será necessário a mudança pois a mesma está preocupada com a aprendizagem dos alunos, e que já houve reuniões porém a relação professor aluno precisa melhorar, e que fica humanamente impossível um professor trabalhar com a pouca quantidade de alunos com idades diferentes, e haverá condução para todos. E se continuar a resistência o prefeito pode fazer através de um decreto a transferência. A secretária de educação ainda informou que a escola será adaptada para atendimento de saúde.