A pré-candidatura do Professor Roberto Brandão a Deputado Federal, visa também a valorização dos catadores de materiais reutilizável e reciclado em um trabalho fundamental por meio da organização produtiva em cooperativas e associações.
Por isso no último final de semana o pré-candidato a Deputado Federal, o Professor Roberto Brandão acompanhou o trabalho de constituição das Cooperativas de Catadores de material reciclável do baixo parnaíba do maranhão em Araioses, Mandioca, Carnaúba, Mel e do Artesanato.
O professor que tem uma vasta experiências em trabalhos públicos adquirido à frente do IFMA, quando até então Reitor, acompanhou o trabalho da instituição( IFMA Araióses), na busca do emprego e renda e desenvolvimento regional através da educação voltada para esses trabalhos. O professor Roberto Brandão vê a iniciativa dos trabalhadores como uma riquíssima política de fonte e renda no Estado do Maranhão, que precisa ser explorada coletivamente e organizada, através do cooperativismo, associativismo visando o crescimento econômico local e das pessoas envolvidas nas atividades exploradas.
Da mesma forma tem um olhar voltado para as politicas públicas no desenvolvimento das cooperativas da Mandioca, da Carnaúba, do Mel e do Artesanato, abraçada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, excelente iniciativa que o Professor Broberto Brandão abraça e enxerga no trabalho dos recicladores e na exploração das outras cooperativas uma forma que as famílias podem obter renda, através do cooperativismo visando o lucro coletivo regional através da educação.