Opinião

Adaptação, mudanças e hábitos na visão de Kleber Joilson

Notamos que em certos momentos de crise a nossa capacidade de adaptação torna-se necessária para que possamos desenvolver nossas atividades sem ser preciso interrompê-las totalmente. Existem muitos povos que se adaptam a climas extremos para poder sobreviver com seus familiares e com o passar do tempo isso vai se tornando natural para eles e assim conseguem alimentos, moradia e dali tiram seu sustento.

Foto / Kleber Joilson

Para o resto do mundo que vive em cidades moderna quando tempos que sair da rotina e temos que nos readaptarmos é uma tarefa um pouco mais difícil, pois isso não faz parte do nosso modo de vida. Sempre temos tudo por perto, não temos que percorrer grandes distância para procurar alimentos, temos um teto sob nossa cabeças, emprego com salário, tudo fácil. Quando surge alguma adversidade e muda nossa rotina parece que nosso mundinho quase perfeito vai desabar e isso revela o quanto frágil somos.

Podemos dizer que quando ocorre tudo do mesmo jeito todos os dias na nossa rotina nos tornamos seres um pouco previsíveis aos olhos dos outros e isso nem sempre é bom. Isso em certas pessoas se desenvolve como uma doença, por exemplo se ela muda seu caminho rotineiro de ir pra casa no outro dia ela fica em dúvida por qual caminho deve seguir, nessa dúvida ela volta a seguir pelo caminho antigo. Muitos defendem que é sempre bom mudar nossa rotina isso torna menos mecânica nossas ações.

Quando adquirimos novos hábitos e rotinas podemos notar o quanto melhor fica nossa visão do que está a nossa voltamos, reparamos nos jardins e praças quem sempre existiram, mas nunca reparamos neles, nas pessoas que são nosso vizinhos só que nunca reparamos neles, nos caminhos sem engarrafamentos. Essas pequenas mudanças mudam nosso ponto de vista sobre o mundo que vivemos.

Como tivemos que nos adaptar ao novo jeito de viver começamos a perceber quanto era automático nossa rotina, passamos a reparar nos nossos vizinhos, na educação das nossas crianças que agora fazem as tarefas escolares em casa, ajustar a rotina de casa com a do escritório tudo isso agora faz parte da nossa nova rotina.

Assim como adaptamos tudo ao nosso redor para facilitar nosso bem estar, devemos nos adaptar as situações adversas que surgem para podermos manter nossas atividades rotineiras sem perder o ritmo do cotidiano. Embora muitos encontrem dificuldades nessa adaptação para outros isso já é normal pois sua rotina muda constantemente fazem as mesmas coisas só que de modo diferente todos os dias.

Todos sabemos que não é fácil fazer mudanças que isso dá trabalho e leva tempo e que muita das vezes não nos acostumamos a isso. Por natureza sempre somos levados a conhecer novos meios de nos adaptar naturalmente a locais e situações isso nos proporciona a oportunidade de experimentar sempre algo novo.

Tanto falaram em mudar e adaptar o mundo para podermos viver nele, que agora nós que temos que nos adaptar e tentar viver com contato mínimo com o mundo exterior e também nos afastamos dos nossos círculos sociais. Esse período que estamos passando está fazendo com que vejamos o mundo por

um novo ângulo e o que vemos é o resultado de nosso descaso com tudo e todos.

As mudanças nos ajudam a vermos o mundo que nos cerca de maneira diferente e assim agirmos de maneira mais empática com os outros e também torna mais sensível nossa opinião sobre o que acontece ao nosso redor. A partir desse ponto vemos o quanto temos agido de maneira tão irresponsável e que devido a isso chegamos aonde estamos reclusos em nossa casa com nossa família, tendo que adaptar a rotina de todos a essa nova maneira de viver.

Através dessas pequenas mudanças notamos que nosso cotidiano mudou drasticamente e que estamos de certo modo aos poucos nos acostumando aos novos hábitos e adquirindo novas habilidades e talentos. Buscamos ocupar nosso dia com novas tarefas adaptamos nossos horários, mudamos nossa rotina, assim nos reinventamos todos os dias e cada dia de uma forma diferente. Assim com uma pequena mudança criamos uma nova rotina menos mecânica diferente daquela que vivíamos e temos a vantagem do conforto da nossa casa.

Podemos acreditar que com essas mudanças vamos melhorar e muito como pessoa vamos ajudar ainda mais todos ao nosso redor, temos a capacidade de aplicar os novos conhecimentos adquiridos e fazer melhorias em todos os campos da atividade humana. Com essa nova perspectiva da vida podemos perceber que muitos estão se adaptando muito bem e ao mesmo ajudando aqueles que tem dificuldade se acostumem com essas mudanças.

É esperado que tornemos esses novos hábitos permanentes para que possamos manter esse novo modo de viver e melhorá-lo aos poucos para que possamos perceber o quanto todos podemos nos beneficiar com essas mudanças. Temos que ter em mente que quando aceitamos fazer mudanças melhoramos e muito nossa vida e dos outros e com isso todos saem ganhando.

Devemos sempre ter em mente que somos seres que estamos em constante mudança, e que isso sempre nos ajudou a tomar decisões que sempre de algum jeito afeta a vida de todos direta ou indiretamente. Sendo possível assim a solução de problemas e desenvolvimento de tarefas simples e conseguindo o resultado esperado.

A sociedade moderna está em constante mudança e adaptação, agora está mais evidente a importância dessas mudanças e que no final veremos ótimos resultados e benefícios e juntos iremos comemorar mais uma vitória. Pois é através de muito esforço, participação, colaboração e respeito que conseguimos resultados positivos de toda e qualquer mudança que venha surgi no caminho.

Nenhuma dificuldade ou mudança surgiu no caminho sem motivo tudo vem para testar nossa capacidade e de como vamos reagir a elas e como serão os resultados de tais atos. Estamos sempre sendo testados nesse ponto e pelo que podemos resumir até certo ponto temos nos saído bem em alguns pontos e em outros estamos melhorando.

Embora nem sempre seja fácil de aceitar, de se acostumar e de viver as mudanças sempre acontece e como um dos resultados temos que nos adaptar a elas ou nos tornaremos mais mecânicos que as máquinas que existente. Somos seres sensíveis e de opinião própria ou aceitamos as mudanças e nos

adaptamos ou viveremos estagnados em um mundo que está em constante evolução.

“Mudamos nossos atos e pensamentos teremos um mundo bem melhor” (K. Joilson)

Texto: Kleber Joilson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *