Na manhã desta sexta-feira (19), o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão reuniu a categoria para discutir quais serão os próximos passos, diante do impasse entre trabalhadores e patrões, no que se refere a negociação da nova Convenção Coletiva de Trabalho, que deveria ter sido acordada desde o último mês de setembro.
A categoria pede, reajuste salarial de 12%; aumento do ticket alimentação para 650 reais; manutenção dos demais benefícios, como planos de saúde e odontológico e ainda, a permanência da função de cobrador, evitando assim, a demissão em massa dos trabalhadores.
A proposta colocada pelos empresários, segundo a categoria é considerada desrespeitosa, no que diz sobre o congelamento dos salários, e o valor do ticket alimentação; a participação da categoria no pagamento de 50% do plano de saúde; acabar com o plano odontológico; terceirizar o pessoal da manutenção e do administrativo e a extinção da função de cobrador, o que resultaria na demissão destes profissionais.
Os rodoviários decidiram que irão aguardar um novo posicionamento dos empresários até a próxima quarta-feira (24). Caso nenhuma nova contraproposta seja apresentada, a partir desta data, será decretado Estado de Greve, claro, respeitando todos os tramites judiciais.
Ascom